Persistência e ética para empreender: uma dica para os jovens

Teix participou de ação do programa NEXT e recebeu adolescentes para uma conversa sobre empreendedorismo


O Estúdio e Galeria Teix participou de uma ação social muito especial: os sócios Jô Maciel e Marco Teixeira e o tatuador Matheus do Rosário deram uma palestra sobre empreendedorismo para adolescentes atendidos pela Associação Cristã de Assistência Social (Acridas) – instituição curitibana que atua há 30 anos com o acolhimento e atendimento de crianças em risco social.

Fotos por Cintya Hein

O evento foi realizado em parceria com o programa NEXT – uma parceria da ONG Mobilização com a Mob Coworking que leva aos adolescentes atendidos pela Acridas o acesso a novas realidades, identidade criativa, aperfeiçoamento vocacional, ideias inovadoras e soluções inteligentes sobre os pilares de relacionamento, treinamento e performance.

No intuito de despertar o espírito empreendedor nos jovens e ajudá-los a se preparar para enfrentar o mercado de trabalho – e toda uma vida profissional que terão pela frente –, os sócios da Teix contaram um pouco de suas próprias trajetórias e desafios.
 "Abrimos a Teix como estúdio em 2001, mas não paramos de empreender. Depois agregamos a galeria de arte, ofertamos pesquisas, lançamos o projeto de residências e outras possibilidades. Não dá para parar de se reinventar nunca", contou Jô a uma plateia entusiasmada.

Fotos por Cintya Hein


Marco falou sobre as especificidades e dificuldades iniciais de quem decide ingressar no mercado da economia criativa. Como precificar? Como mensurar o valor da arte? Como e para quem comercializar? São grandes os desafios no começo da carreira de um artista ou tatuador. "É uma área na qual você pode demorar a se encaixar como negócio. É preciso ter paciência e principalmente muito estudo, muito trabalho e muita responsabilidade. É preciso pesquisar e se dedicar muito para se tornar um profissional”, orientou.

Matheus, que passou de aprendiz a tatuador na Teix há pouco tempo, reforçou a necessidade de dedicação total para quem quiser empreender na economia criativa – e falou com a autonomia e propriedade de quem teve a coragem de largar a carreira de engenharia para se dedicar à tatuagem. “Foi uma transição difícil, muitos parentes e amigos criticavam minha escolha, mas desde que fiz minha primeira tattoo descobri que era isso que eu queria. E só consegui porque me capacitei muito, me esforcei para aprender a desenhar – condição essencial para um tatuador. E descobri que ninguém precisa nascer ‘superdesenhista’ para virar tatuador, mas sim ter afinidade e passar boa parte do tempo desenhando e se aprimorando”.

Fotos por Cintya Hein



Jô deu ainda mais uma dica importante para a galera da Acridas: manter uma correta postura pessoal e profissional e se guiar sempre pela ética vai fazer toda a diferença na carreira e na formação de uma rede de trabalho. “Hoje vivemos um momento difícil, assistimos todo o tempo a baixarias na política, na religião, em empresas. Manter uma postura ética sempre fará com que vocês sejam respeitados”, concluiu.

Inspiração

Cada adolescente inserido no NEXT participa de palestras sobre identidade criativa, empreendedorismo colaborativo, desenvolvimento integral, avaliação vocacional, ética, comunicação, processo criativo, fotografia, cinema, negócios sociais, mentalidade empreendedora, finanças, liderança, governança, planejamento estratégico, tecnologia, desenvolvimento de projetos, dança contemporânea, teatro e expressão corporal.

Para o fundador da Mob Coworking e um dos mentores do NEXT, Anderson Bonfim, o evento na Teix proporcionou aos jovens da Acridas uma nova experiência com o universo artístico e cultural, através das palestras e da vivência relacional. “Os adolescentes sentiram-se bem à vontade para interagir e alguns deles mostraram-se muito inspirados com o exemplo de paixão, dedicação e trabalho no desenvolvimento da vocação”.




Serviço:

Quem quiser conhecer mais os trabalhos da NETX e da Acridas, pode entrar em contato:

NETX
ACRIDAS



 Estúdio Galeria Teix
(41) 3018-2732 | 3019-2294
Al. Algusto Stellfeld, 1581 - Batel Soho

estudioteix@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas