Mandalas na tatuagem

Mandala é uma palavra do idioma sânscrito que significa círculo, completude. Uma mandala é um círculo mágico, uma concentração de energia que universalmente simboliza integração e harmonia.
Tatuagens de mandalas são diagramas geométricos, são simétricas, e trazem em si os símbolos que cada pessoa usa para se harmonizar interiormente e com o universo. Tatuar uma mandala significa, além de carregar em si a harmonização e integração com tudo e todos, espalhar essa energia e equilíbrio, compartilhá-la.

Trabalho realizado pelo tatuador Juan Pablo Rodriguez
Os símbolos usados na composição da mandala
O círculo é o arquétipo da totalidade e do eterno (não pode ser dominado ou alcançado pelo tempo) e as tatuagens de mandala em que todas as linhas levam à composição do círculo têm especificamente esse significado, o todo, a harmonia com tudo e todos.
O coração quando no centro da mandala significa a integração e equilíbrio com o amor e a felicidade. Quando distribuído no desenho (nas pontas) simboliza a iluminação espiritual.
Em algumas culturas a cruz significa a união de opostos, masculino e feminino, mas na cultura ocidental cristã a cruz simboliza a escada que leva até Deus, e esse significado fica potencializado se usado na construção da mandala.
Os espirais na mandala significam evolução, a superação de etapas, desenvolvimento.
Mandalas com flor simbolizam beleza e vitória. Muitas das tatuagens de mandalas que partem do desenho de uma flor usam a flor de lótus, que significa a virtude/pureza que nasce no lodo, a vitória de (re)nascer do inóspito.
Mandalas que partem de um labirinto representam a consciência superior, o acesso e o ascenso ao divino, a um plano espiritual superior e ainda a vitória sobre dificuldades e desafios.
Mandalas feitas a partir de ouroboros (dragões ou serpentes mordendo o próprio rabo) simbolizam a continuidade da vida, a vitória sobre o tempo/espaço.
Mandalas construídas com hexagramas simbolizam a realização espiritual, a paz permanente com o universo (ou a sua busca).

Nesse mês de março receberemos o tatuador colombiano Juan Pablo Rodriguez que tem como especialidade mandalas e pontilhismo.  Confira um pouco do seu trabalho:
https://www.instagram.com/chepaskaupas/



Trabalho realizado pelo tatuador Juan Pablo Rodriguez

Trabalho realizado pelo tatuador Juan Pablo Rodriguez

Trabalho realizado pelo tatuador Juan Pablo Rodriguez

Trabalho realizado pelo tatuador Juan Pablo Rodriguez

Serviço

Estúdio Galeria Teix
Alameda Augusto Stellfeld, 1581 – Curitiba
Fones (41) 3018-2732 / 3019-2294
estudioteix@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas