Yanina Viland é a nova residente da Teix



Após manter seu estúdio próprio por seis anos na Rússia, tatuadora ucraniana escolhe Curitiba para trabalhar 


Yanina Viland nasceu em Donetski, na Ucrânia, em 1989, quando o país ainda fazia parte da antiga União Soviética. Começou a tatuar em 2008, aos 18 anos, e se mudou para a Rússia, onde viveu por seis anos, manteve um estúdio próprio e deu visibilidade internacional a seu trabalho autoral, que rompeu as fronteiras do Leste Europeu.


Photo by Balina

Agora, aos 27 anos, ela tomou uma decisão importante em sua vida: mudar definitivamente para o Brasil. A cidade escolhida foi Curitiba, e seu local de trabalho pelos próximos dois anos será a Galeria e Estúdio Teix.

O desejo de viver aqui surgiu logo em suas primeiras visitas ao país. Acostumada com a frieza das pessoas em St. Petersburg, a receptividade dos brasileiros a cativou. “Estive no Brasil pela primeira vez há alguns anos e gostei das pessoas, da atmosfera. Os últimos seis anos que morei na Rússia convivi com pessoas muito distantes, fechadas, eu não gostava daquilo. Na segunda vez que vim, visitei vários locais procurando um lugar para mim, um lugar onde eu fosse querer morar. Tentei São Paulo, Rio, Belo Horizonte, mas foi em Curitiba que me encontrei, foi daqui que gostei. Quando cheguei aqui entendi que aqui era o meu lugar”.

Tatuagem realizada pela Yanina VIland



Quando esteve na cidade pela primeira vez, Yanina participou do programa de guests da Teix – fator que também influenciou em sua decisão de morar na capital paranaense. “A Teix me dá a sensação de estar em família. Poderia trabalhar em qualquer estúdio aqui no Brasil, mas aqui tem esse viés familiar, me sinto confortável. Além disso, o estúdio tem recebido muitos tatuadores de várias partes do mundo em seu programa de guests, o que proporciona conhecer muitas pessoas, muitos artistas, possibilita essa troca de ideias. Notamos que artistas de muitos países querem vir para cá, isso muito bom”, diz.

A vontade de vir morar aqui veio ao encontro de um antigo desejo da Teix. “Em 2014, conhecemos o trabalho da Yani através de publicações na internet. Desde então começamos a acompanhar sua evolução. Em 2015 fizemos um primeiro contato, e no começo deste ano ela esteve por aqui. Foi assim que começou uma parceria que nos fez pensar mutuamente na possibilidade de residência. O processo durou alguns meses, e estamos felizes por conseguir trazê-la e ajudá-la a conseguir o visto de trabalho”, conta Jo Maciel, sócia da Teix. Agora, Yanina é uma das primeiras, senão a primeira, tatuadoras estrangeiras a receber visto de trabalho no Brasil.

A chegada da artista ucraniana é resultado de uma significativa evolução no método de trabalho do estúdio, que há alguns anos passou a convidar artistas internacionais com destaque por um trabalho artístico e autoral. “Em 2017 pretendemos facilitar o uso da galeria para residências artísticas curtas que resultem em uma ocupação inédita com propostas de intervenções na pele e em outros suportes. Desta forma pretendemos encorajar os artistas a saírem de seus países para conhecer a cidade de Curitiba e viver uma rica experiência”, finaliza Jo.
Tatuagem realizada pela Yanina VIland

Somente em 2016, o programa de guests do Estúdio Teix já recebeu 38 artistas distintos e ainda hospedará alguns nos últimos meses do ano. Em seu novo endereço, inaugurado em maio, já foram realizadas três exposições.

Serviço
A agenda de Yanina já está aberta para trabalhos a partir de 01/11.  
Informações e agendamentos pelo fone 3018-2732 ou pelo e-mail estudioteix@gmail.com


Estúdio e Galeria Teix
(41) 3018-2732 | 3019-2294
Al. Algusto Stellfeld, 1581 - Batel Soho

Comentários

Postagens mais visitadas