Programa de guests: a arte autoral da Turquia em Curitiba


Deniz (esquerda) e Eva (direita)

Elas atravessaram o globo para passar uma temporada em Curitiba. As turcas Havva Karadubak, a Eva, 28 anos, e Deniz Döner, 39 anos,participaram do projeto de guests do Estúdio e Galeria Teix, trouxeram um pouco de sua cultura oriental, fizeram amigos, e deixaram suas marcas em dezenas de clientes durante três semanas de residência. Um grande aprendizado para quem vive o desafio de ser mulher e tatuadora em um país predominantemente islâmico.
Tatuagem realizada pela Eva Krbdk

A experiência das amigas turcas unidas pela tatuagem acontece justamente em meio a um grande movimento pela aceitação dos trabalhos autorais como expressão artística legítima – algo que, em seu país, é ainda algo distante.

Diferentemente do que ocorre nos países ocidentais, contam, a tatuagem ainda não é vista como uma expressão artística na Turquia – ao contrário, trata-se de um conceito muito novo no país. Para Deniz, uma grande diferença entre a atividade lá e aqui é o grande apelo comercial ainda reinante na maioria dos estúdios na Turquia – algo que só agora está começando a mudar, enquanto no Ocidente os trabalhos autorais já são uma realidade. 

No Brasil, as amigas celebraram também o crescimento no número de mulheres que tatuam seus corpos e, principalmente, que fazem da tatuagem o seu ofício.  “Estou bem contente com o crescimento da quantidade de mulheres no meio, nós somos atenciosas e detalhistas e, por isso, novos estilos e abordagens estão surgindo na tatuagem artística”, diz Eva. “Elas normalmente me dizem que querem linhas finas e imagens delicadas e não creem que um homem possa entender este tipo de preocupação estética (não que eu concorde com isto). Acho maravilhoso as mulheres tomando seus lugares em todas as áreas. Especialmente em países controlados pelo poder masculino, como o meu”, completa Deniz, que tatuou pela primeira vez fora de sua terra natal.

Já de volta à Istambul, ambas levaram de Curitiba uma ótima impressão, uma dose de experiência e muitas histórias na bagagem – não apenas sobre a arte da tatuagem, mas sobre os curitibanos, seus costumes e seus hábitos. “No estúdio, lembrarei sempre da abordagem amigável das pessoas que fizeram com que eu me sentisse em casa. E não esquecerei também dos maravilhosos cafés da manhã na padaria da qual fiquei cliente e das diferentes cervejas que provei”, diz Eva. “Estávamos em casa. Comemos muitos e muitos tipos de queijo e nós adoramos a quantidade de árvores. Da Teix vamos levar o contato com as pessoas, principalmente o Marco e Jô – casal querido que administra o estúdio como uma família. Todos foram companhias incríveis”, finaliza Deniz.


Tatuagem realizada pela Deniz

O programa de guests da Teix continua a pleno vapor no final do ano, com as presenças ilustres da belga Faustine Tarmasz, da portuguesa Novuelle Rita e da paulistana Lan Pravda, além da carioca Bruna Andrade, que volta depois de uma temporada na Europa. Simultaneamente, o estúdio já prepara o calendário de residências para 2017. Aguardem!

SERVIÇO:

Estúdio e Galeria Teix
(41) 3018-2732 | 3019-2294
Al. Algusto Stellfeld, 1581 - Batel Soho
estudioteix@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas