MARCAS URBANAS


Conceitualmente a separação de pichação e grafite, passa pelo argumento de que a primeira não possui elaboração ou técnicas gráficas, e é desprovida de caráter artístico, ao passo que a segunda de acordo com suas origens morfológicas, seria uma forma de expressão artístico-visual (plástica ou não) que utiliza um conjunto de palavras e/ou imagens a fim de transmitir uma mensagem de reflexão.

Mas as gerações de pichadores paulistas, ao longo de décadas, vem destruindo estes conceitos, de modo que não se pode afirmar de maneira nenhuma que suas grafias não possuem elaboração ou técnicas gráficas, e nem se pode negar-lhes um caráter artístico. A cena urbana construída na megalópole possui uma visualidade única no mundo, onde estes gráficos já estão tão adaptadas ao seu contexto que dialogam de forma coerente com a paisagem da capital paulista, onde a arquitetura serve de linha-guia para a escrita, como um caderno de caligrafia a céu aberto. Os desníveis sociais, a criminalidade, a organização espacial, e toda a multiculturalidade e caoticidade da cidade fizeram com que nela brotasse uma identificação visual singular, cheia de características tipicamente brasileiras.
Essa tipografia peculiar foi se desenvolvendo lentamente e traços de suas possíveis influencias podem ser identificadas como logos de bandas de rock, fontes góticas, etruscas, romanas antigas, runas e etc. Fatores gestuais e técnicos também influenciam nas características destas letras e dentro deste universo caligráfico, existem ainda subclassificações, onde cada grupo elabora um alfabeto característico, buscando uma identificação mais marcante.
Texto por Taiom Almeida








Comentários

Postagens mais visitadas