Teix recebe em março o "Laboratório de Olivier"

O artista plástico francês Olivier Poinsignon estará pela primeira vez no Brasil para transformar a Teix em seu “laboratório”, onde não há qualquer comunicação oral entre tatuador e tatuado para a escolha do desenho. Para ele, a tatuagem contemporânea é “a maior e mais poderosa linguagem artística atual”





Pioneiro no conceito de tatuagem autoral em Curitiba, e também o único a fazer parte do circuito de galerias da cidade, o Estúdio e Galeria Teix recebe em março um dos mais renomados tatuadores europeus da nova geração e um artista fora do comum: o francês Olivier Poinsignon, que virá pela primeira vez ao Brasil para um projeto de residência artística.

Mestre em traços, linhas, composições e formas geométricas sempre usando apenas tinta preta, e famoso por depositar sua alma artística em todos os seus trabalhos, Olivier trará a Curitiba a ideia de um “laboratório” de tatuagem, no qual não haverá nenhum tipo de comunicação oral entre tatuador e tatuado – a Olivier não fala português e não aceita receber, neste projeto, trabalhos de quem se comunica na língua francesa. O primeiro contato será por e-mail, no qual o interessado deve enviar uma foto de seu rosto e outra da parte a ser tatuada, sem nenhuma outra informação adicional.



No dia marcado para a intervenção, o segundo e derradeiro contato: Olivier passará a manhã com a pessoa a ser tatuada, e deste contato, que deverá romper a barreira da língua, sairá a ideia final da arte. À tarde, Olivier materializará em tatuagem aquilo que a pessoa o inspirar.  "O que mais importa para mim é ser fiel a mim mesmo e às pessoas que me escolherem. Tecnicamente falando, gosto de garantir aos trabalhos uma solidez e uma legibilidade que não percam impacto com o tempo. Meu objetivo é entrar na vida das pessoas e encontrar um detalhe pessoal que possa expressar, mesmo sem conhecer sua história", explica o artista.




Confira a entrevista com Olivier:

Você já esteve no Brasil?
Não, essa é a minha primeira vez na América do Sul. Na verdade eu nunca tinha pensado nesta hipótese até o contato da Teix. Estou muito entusiasmado com a ideia, justamente porque não estava em meus planos e eu gosto de explorar. É como assistir a um filme em que você não sabe nada a respeito, não há expectativas sobre o que vai acontecer e tudo que vier de bom é como um bônus!

O que espera desta residência em Curitiba?
Mais uma nova experiência de vida, de arte e de comunicação. Eu luto para tornar as coisas diferentes, buscando encontrar algo específico nos lugares e nas pessoas. Ir ao estúdio Teix, onde tantas tatuagens autorais com estilo mais gráfico nasceram, é realmente incrível para mim. Quero continuar seguindo nesta direção.



Como é sua proposta de “Laboratório”, sem comunicação outra com o tatuado?
É uma forma de mostrar como a comunicação faz o ato de tatuar diferente. Para mim, o ser humano é o material mais interessante para se criar, pois é um suporte que pode se mover, envelhecer, falar, ter reflexões... Esse suporte pode transmitir o que sente ao artista. Mas, quão impressionante isso pode ser através da fala? Como uma arte figurativa, as palavras são muito restritas! A arte abstrata é mais parecida com sentimentos... É por esse caminho que pretendo seguir.
Mas também estou aberto para fazer projetos "normais” caso haja interesse... Na verdade eu sei que será diferente também, porque a comunicação é complicada mesmo se falarmos em inglês. Cada pessoa terá de falar uma língua que não é a sua língua (cliente/tatuador). Eu trabalho cada vez mais com um processo automático. Eu vivo algo com o cliente através da comunicação, e depois as coisas acontecem na pele.




Seus métodos não são nada tradicionais. Existe um público específico que procura por seus trabalhos?
É claro, já fazem dois anos trabalhando dessa forma. Mas é sempre uma luta, pois eu sempre preciso explicar como funciona este processo criativo e mostrar como ele pode ser interessante. Algumas pessoas não acham que temos que fazer tatuagens dessa maneira, mas não creio que seja algo anormal ou extraordinário ... na verdade eu não me importo tanto com isso. Eu proponho algo novo e que possa ser interessante tanto para as pessoas quanto é para mim, é algo que me obriga a usar a minha mente – não se trata apenas de fazer algo bonito. Eu penso que tudo pode ser belo se dedicarmos um pouco de tempo para estudar e compreender o que está diante de nós.
Por exemplo: se o poema mais lindo do mundo está escrito em japonês, talvez você nunca poderá dizer o quão lindo ele é. Você precisa estudar e compreender a língua japonesa antes de senti-lo! Eu acho que é o mesmo processo. Tudo pode ser encantador se você tomar um pouco de tempo para entender e então sentir. Não há "coisas naturalmente encantadoras". No seu primeiro dia como bebê você não é capaz de se comunicar facilmente e você não parece sentir a beleza das coisas ao seu redor. Você precisa desenvolver-se para aprender a sentir a beleza! Meu processo pode parecer somente um monte de besteira para várias pessoas, mas isso não é um problema para mim. Eu apenas não concordo, mas estou disposto a conversar sobre isso.



O que a tatuagem representa pra você?
Em minha opinião, atualmente é a maior e mais poderosa linguagem artística, juntamente com o cinema, que utiliza todo tipo de arte para fazer algo cada vez maior. Já a tatuagem pode ser algo muito fácil de entender ou algo muito específico, conectando muitas pessoas à arte contemporânea. Por estar em seu corpo, você precisa informar-se e compreender melhor. A tatuagem faz com que as pessoas se comuniquem.  Para mim, respeitar o corpo e a linguagem representa uma grande motivação. Essa é a minha conexão artística com o mundo.

Confira no vídeo abaixo a proposta do artista:





PARA CONHECER MAIS DO TRABALHO DE OLIVIER:
·  Vídeo do Laboratório: https://www.youtube.com/watch?v=OI8dJ5Ye_V0


SERVIÇO: COMO PARTICIPAR
·  Mande um e-mail para estudioteix@gmail.com com o assunto: Laboratório do Olivier
·  Envie uma foto sua (retrato ou corpo todo)
·  Envie também uma foto da zona a ser tatuada
·  Alerte se você tem alguma alergia ou especificidade médica
·  Proponha a Olivier três datas disponíveis entre 21/03/17 e 01/04/17.
·  Descreva o seu nome completo, idade, telefone e email para contato. Estas são as únicas informações que você deve enviar, não insira detalhes do tema/desenho desejado.
.  Obs: Somente para maiores de 18 anos.

Serviço

Estúdio Galeria Teix
Alameda Augusto Stellfeld, 1581 – Curitiba
Fones (41) 3018-2732 / 3019-2294
estudioteix@gmail.com



Comentários

Postagens mais visitadas