ARTE URBANA SOBRE SUPORTES ALTERNATIVOS

A expressão “Suportes Alternativos” nos remete diretamente a ideia do novo. A contemporaneidade nos permite perceber que arte pode ser aplicada sobre algo “alternativo”, quando comparado com os suportes mais comuns. E podemos confirmar a veracidade desse fato quando temos contato com a arte urbana e suas diversas aplicações em técnicas e linguagens.

Nessa exposição a Galeria Teix  apresenta o trabalho do artista Artestenciva Melo, e mais uma vez permite ao publico ter o contato com a essência urbana do graffiti aplicado sobre um suporte pouco provável de se ver no mundo da arte.

 Mas desta vez o graffiti não fala por si só, o artista agrega ao seu processo de composição das obras um estudo minucioso aplicando a cada detalhe uma nova camada de stencil, resultando em um trabalho mais figurativo. Tal resultado, muitas vezes, nos permite a possibilidade da comparação com a pop art e outras linguagens de reprodução de retratos e ilustrações, que abordam temas do nosso cotidiano e personalidades que influenciam a nossa atual cultura urbanoide de consumo.

(Foto: Cintya Hein)

Sua técnica trabalha cada camada da figura, utilizando-se do stencil para guiar a aplicação do spray, compondo assim a harmonia de luz e sombra, cores frias e quentes, pequenos detalhes que valorizam a expressão vista na obra, tudo isso sobre um suporte alternativo escolhido pelo próprio Artestenciva, que os resgata de algum local onde foram jogados, geralmente em área urbana. Por alguns a obra pode ser julgada como efêmera, porém não pode ser desvalorizada, pois contém a essência contemporânea da pesquisa de um artista que nos fala sobre nossa realidade e expressa o anseio contido nas metrópoles em que vivemos.
  Ainda em dezembro, dia 12/12, o artista lança na Galeria Teix um livro, em parceria com o Caderno Listrado, reproduzindo um dos trabalhos apresentados na exposição. O livro terá uma tiragem limitada, de apenas 30 exemplares, todos executados manualmente.



 Jack
Autor: Artestenciva
Dimensão: 141cm x 42cm
Valor: R$ 1.880,00
(Foto: Cintya Hein)







 Wood
Autor: Artestenciva
Dimensão: 108cm x118cm x 12cm
Valor: R$ 1.880,00
( Foto : Cintya Hein)








As obras estão a venda na Galeria Teix, assim como o livro que será lançado.


Comentários

Postagens mais visitadas