Curitiba será palco do Seminário Retrato(s) da Mulher na Fotografia com curadoria de Rosely Nakagawa e participação da fotógrafa Maureen Bisilliat.

Exposição e Seminário têm como objetivo preencher uma importante lacuna na historiografia da produção feminina no Brasil.




“Poucos sabem sobre o papel fundamental das mulheres na história da fotografia. Constance, esposa de Fox Talbot, pioneiro da fotografia, ajudou-o a desenvolver papéis fotosensíveis e também no desenvolvimento das imagens de seu marido. Ela também ajudou a descobrir como adicionar iodo ao processo de Talbot para aumentar a sensibilidade à luz do papel. A primeira fotografia de paisagem realizada com um Daguerreótipo foi feita por uma mulher, Ann Cook. Margaret Bourke-White foi primeira ocidental a fotografar em território soviético. Mesmo com entraves sociais, muitas mulheres conseguiram papel de destaque. Já em 1951, por exemplo, Eve Arnold, tornou-se a primeira mulher a entrar para a Agência Magnum, fundada por Robert Capa.”



E no Brasil não foi diferente. Em 1890, Gioconda Rizzo, filha do dono do ateliê Rizzo, rompeu com os padrões da época e chamou a atenção das damas da alta sociedade paulistana, sendo a primeira mulher a trabalhar com a fotografia no país. Nas décadas de 70 e 80, houve participações femininas representativas no Brasil, entre elas: Maureen Bisilliat, Nair Benedicto, Claudia Andujar. Em Curitiba Vilma Slomp e Lina Faria.



Hoje em Curitiba, com o mercado em crescente expansão, a mulher fotógrafa tem pequena representatividade no mercado, fazendo uma comparação com o acervo do Museu da Fotografia Cidade de Curitiba - Solar do Barão, somente 20% das imagens do acervo são de fotógrafas. Por outro lado, as estatísticas apresentam que nas escolas de fotografia da cidade, 90% das matriculas são mulheres.



A proposta do seminário através de uma exposição fotográfica com imagens das fotógrafas mulheres do acervo e um seminário com três encontros, visa estimular a linguagem feminina, realçar e difundir o papel da mulher na criação artística da cidade, através da experiência de outras mulheres que tenham reconhecimento e colaboram para com esta linguagem fotográfica, pelos exemplos de suas jornadas, com o objetivo de fortalecer a classe para que as mulheres fotógrafas possam se espelhar e ampliar sua participação no universo da fotografia de Curitiba e no Brasil.



Fotógrafos interessados poderão participar de duas convocatórias: 1ª) para leitura de portfólio com as palestrantes, 2ª) para projeção de imagens no encerramento do seminário, com o tema: "Gênero e Identidade".
Todos os encontros serão registrados e disponibilizados para o público no site, a partir de agosto/2017.
Programação e Regulamento: www.mulhernafotografia.com.br






SERVIÇO EXPOSIÇÃO
Exposição "Fotógrafas Brasileiras: um recorte no acervo fotográfico do Museu da Fotografia Cidade de Curitiba".
Palestra e abertura da Exposição: 27/07 às 19:30 – Sala Scabi
Período de permanência: 27/07 a 03/09/2017
Local: Museu da Fotografia Cidade de Curitiba
Solar do Barão - Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533 – Centro - Curitiba PR
Horário: 3ª. a 6ª. das 9:00 às 12:00 - 14:00 às 18:00 horas
Sábados e Domingos - 12:00 às 18:00 horas
Informações: (41) 3321-3260 - Entrada Franca

SERVIÇO SEMINÁRIO
SEXTA 28/07 das 19h às 22h;
Palestrantes: Maureen Bisilliat (SP), Isabela Lanave (PR) e Rosely Nakagawa (SP)
SÁBADO 29/07 das 15h às 18h;
Palestrantes: Angela Magalhães (RJ), Milena Costa (PR) e Rosely Nakagawa (SP)
DOMINGO 30/07 - das 15h às 18h e projeção (PREMIADOS) das 18h às 18h30.
Palestrantes: Luciana Berlese (PR), Anuschka Lemos (PR) e Rosely Nakagawa (SP)
Local: Museu da Fotografia Cidade de Curitiba – Sala Scabi
Solar do Barão - Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533 – Centro - Curitiba PR
PARA O SEMINÁRIO AS VAGAS ESTÃO LOTADAS – Somente fila de espera.

Projeto realizado com apoio do Programa de Apoio e Incentivo À Cultura - Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.

Incentivo: 
Prefeitura de Curitiba - http://www.curitiba.pr.gov.br/
Fundação Cultural de Curitiba - http://www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br/

Realização: 
VM Eventos Culturais - https://www.vanessamurio.com.br/ 

Apoio: 
Roda de Fotógrafos – http://www.rodadefotografos.com/
Studio8eMeio - http://www.studio8emeio.com/

Comentários

Postagens mais visitadas