A Luz Que Te Toca’ é tema da exposição na Galeria Teix que integra a Bienal Internacional de Curitiba


As diversas formas de luz, sombras e energia estão em instalações e em fanzines montados individualmente de acordo com as referências de cada um.




A abertura da exposição “A Luz Que Te Toca”, na Galeria Teix, se transformou numa grande brincadeira para os convidados. A montagem de fanzines e as luzes que acendem com o toque das mãos mostrou com a arte pode e deve ser interativa. A mostra integra o circuito oficial da Bienal Internacional de Curitiba e tem curadoria de Roberto Pitella. Neste ano o tema trabalhado é “Luz do Mundo”. A mostra estará aberta até 6 de dezembro de 2015.

Uma mesa com imagens impressas em folhas soltas, grampos e capa convida o público a montar um fanzine individual. Ou como definem as artistas Sayuri Kashimura e Aline Moraes, “a proposta foi criar um livro aberto, no qual cada um montará de acordo com as preferências e referências. Não quisemos limitar a identidade do nosso trabalho fazendo um livro. Aqui cada um monta o próprio”, afirmam.
E pelas paredes da Galeria o que se vê são fios conectados a pequenas lâmpadas sobre grandes desenhos. Tocando em determinadas áreas dos desenhos feitos por Sandra Hiromoto e Ana Lesnovski, as luzes se acendem e, em alguns pontos, pequenos alto-falantes emitem sons. “O trabalho é lúdico, um momento para adultos se divertirem e conhecerem novas expressões da arte. Assim como a luz, tema desta Bienal, a arte também tem infinitas possibilidades”, opinam as artistas.

Pesquisa – as duplas participaram do projeto Residência Artística da Galeria Teix, que aconteceu de junho a agosto. Durante os três meses da Residência Artística, a Galeria Teix ficou aberta para o público acompanhar o trabalho de cada uma das artistas.

A residência artística criou um ambiente de imersão em pesquisa e criação para artistas visuais. Ofereceu condições para realização de exposição e publicação dedicada às obras criadas durante a permanência do artista na residência. E deu condições para atividades formadoras relacionadas à pesquisa do artista em residência, com acompanhamento do curador.
Seguindo a linha de interatividade da exposição, com o QRCode é possível ver os textos, vídeos e fotos. O endereço é cargocolective.com/aluzquetetoca



Galerista Jo Maciel(centro) com as artistas Ana Lesnovski, Sandra Hiromoto(à esquerda), Aline e Sayuri(à direita)  



Perfil das artistas participantes:
Aline Moraes nasceu em 1992 e mora em Curitiba. Artista visual e arte-educadora. graduada em Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Tuiuti do Paraná. Cursando pós-graduação em Artes Híbridas pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR / 2016.

Sayuri Kashimura nasceu em 1989 em Porto Alegre e reside atualmente em Curitiba/PR. Graduação em Licenciatura em Artes Visuais na Faculdade de Artes do
Paraná. Atualmente cursando Especialização em Artes Híbridas na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2016).

Ana Lesnovski é doutora em Comunicação Social, mestre em Comunicação e Linguagens, artista multimídia, diretora, produtora, e editora cinematográfica.
Sandra Hiromoto é designer, especialista em Poéticas no Ensino da Arte Contemporânea, pintora, interventora, premiada em salões e mostras de arte no Brasil e no exterior.

Exposição
A Luz Que Te Toca
Até 6 de dezembro
Segunda a sexta, das 10h às 19h. Sábado das 10h às 17 horas

Galeria Teix
Avenida Vicente Machado, 666
Batel
Curitiba / Paraná
Fone: 41 3018.2732

Comentários

Postagens mais visitadas