Divulgação dos selecionados para a residência artística na Galeria Teix

Residência Artística na Galeria Teix começa em junho

De 20 inscritos, três foram selecionados. Galeria ficará aberta para que público acompanhe o trabalho dos artistas.

A Galeria Teix recebeu 20 inscrições para a Residência Artística, proposta inovadora que acontecerá nos meses de junho e agosto, como pré-atividade da Bienal Internacional de Curitiba. Foram selecionados pelo curador Roberto Pitella as artistas Sayuri Kashimura e Aline Moraes (de 1 a 19 de junho), Diviane Helena (de 22 de junho a 3 de julho) e Sandra Hiromoto e Ana Lesnovski  (de 6 a 17 de julho).
Durante a residência, a Galeria ficará aberta para que público acompanhe o trabalho de cada uma das artistas. "Fazer um processo de curadoria é percorrer um caminho perigoso, pois é um caminho de escolhas e decisões”, afirma o curador do projeto, Roberto Pitella.
No período da residência, a Galeria dará bolsa apoio no valor de R$600,00, além de alimentação, material e equipamento. Os trabalhos dos selecionados estarão na exposição coletiva que será montada na Galeria Teix no período da Bienal.
Segundo Pitella, “a curadoria apostou na diferença, no ato político e poético, no desejo e no processo criativo para que os três trabalhos se transformem em uma plataforma de encontros”.
Em agosto começará a produção da exposição coletiva e o início do trabalho da publicação, um documento que terá registrado as etapas da residência artística e que será lançada no dia 1 de outubro.
A Bienal será de 3 de outubro a 6 de dezembro e nesta edição tem como tema a ‘Luz do Mundo’. Este será o 22º ano do evento e pela primeira vez terá inserido o programa de Residências Artísticas proposto pela Galeria Teix. Em 2013, a Galeria integrou a programação off e nesta participa do circuito oficial.
Proposta – Os artistas participantes devem propor experiências nas mais diversas áreas dentro do tema da Bienal que é ‘Luz do Mundo’.
A residência artística cria ambiente de imersão em pesquisa e criação para artistas visuais, oferece condições para realização de exposição e publicação dedicada às obras criadas durante a permanência do artista na residência, e possibilita condições para atividades formadoras relacionadas à pesquisa do artista em residência, com acompanhamento do curador.
As residências artísticas são um movimento fundamental na construção e dinamização de novos públicos para a arte e para a cultura, além de um campo ímpar para a experimentação artística, conforme expôs a diretora do Centro de Programas Integrados da Funarte, Ester Moreira. “Não podemos deixar de observar que esta é também uma alternativa eficaz para certas limitações do mercado estabelecido para as artes, criando um novo campo de relação entre a arte e seu público”, afirma.

SERVIÇO:

Estúdio e Galeria Teix
(41) 3018-2732 | 3019-2294
Av. Vicente Machado,666 - Batel Soho
estudioteix@gmail.com


Comentários

O projeto de residência é uma super iniciativa, parabéns aos selecionados e parabéns a galeria!

Postagens mais visitadas